Avatar: A Lenda de Aang

Publicado janeiro 23, 2009 por catroi

avatar

Há muito tempo atrás, o mundo era dividido em quatro grupos: Nação do Fogo, Tribo da Água, Reino da Terra e Nômades do Ar. Essas nações viviam em perfeito equilíbrio, até o dia em que a Nação do Fogo atacou. O Avatar, mestre dos quatro elementos, é o responsável por manter o equilíbrio do mundo e quando o mundo mais precisou, ele desapareceu. Cem anos após esse acontecimento, dois jovens da tribo da água do sul encontram o avatar, um habilidoso dominador de ar chamado Aang.

Aang é o último representante dos dominadores de ar e junto de Katara e Sokka eles vão percorrer o mundo para fazer com que o avatar cumpra seu destino, de trazer o equilíbrio de volta ao mundo. O Avatar tem que aprender a dominar os quatro elementos, nessa ordem, Água, Terra e Fogo, pois o ciclo precisa ser obedecido e nessas viagens muitos personagens surgem e muitos elos são feitos.

Em paralelo, um Jovem dobrador de fogo, exilado de sua nação e com sua honra perdida busca incansavelmente o avatar. Zuko, principe da Nação do Fogo foi banido de sua Nação e teve sua honra perdida e para recuperá-la, precisa capturar o Avatar e trazê-lo para a Nação do Fogo para ser aceito de volta por sua nação. Seu tio Iroh o acompanha em sua jornada pelo avatar e o aconselha das melhores maneiras possíveis, pois Zuko tem uma vida muito conturbada e confusa, frutos de seus relacionamentos familiares. Nessa jornada Zuko fará de tudo para alcançar sua meta, sem pensar nos acontecimento e planejar seus passos. Tudo isso porque o avatar representa a maior ameaça às conquistas da Nação do Fogo e a maior esperança para que o mundo volte ao equilíbrio normal.

Nestas viagens exploram-se os universos psicólogicos dos personagens com o desenrolar de suas ações, bem como a crueldade e a falta de escrúpulos da Nação do Fogo em suas manobras políticas no mundo para dominá-lo, além de conspirações e elos entre grupos de pessoas. Romances também são explorados e o desenvolvimento do poder dos personagens é observável episódio a episódio.

 O Avatar

Mestre dos Elementos

O “Avatar” é o único ser deste mundo fictício que tem controle sobre todos os quatro elementos da natureza. Estes poderes surpreendentes ainda são pequenos diante de sua capacidade de se contactar com o mundo espiritual e de receber orientação de todos os avatares anteriores. A missão do Avatar é manter e proteger o equilíbrio no mundo.

O surgimento do “Espírito Avatar” segue um ciclo de reencarnação que corresponde a esta ordem: “Nômades do Ar”, “Tribo da Água”, “Reino da Terra” e “Nação do Fogo”.Pela teoria da reencarnação, somente um avatar pode existir por vez, tanto que após a morte de Roku, Avatar do Fogo, logo em seguida Aang nasce, mantendo o ciclo vivo. Devido a esse ciclo de reencarnações, o avatar possui um conhecimento em potencial vastíssimo, onde a própria mente do avatar desconhece donde vem. Apenas se Aang morrer, poderá nascer de novo para substituir sua última manifestação e prosseguir a missão de manter a paz no mundo.

Além de poder dominar a Água, a Terra, o Fogo e o Ar, o Avatar ainda possui um poder: O único ser vivente que ainda tem a capacidade de dobrar o espírito das pessoas. Na antigüidade os Avatares não dobravam os elementos mas sim a energia dentro de cada uma delas. Para poderem fazer isso, o próprio espírito delas deve ser indobrável, senão ele será contaminado pela energia de outra pessoa, e então destruído. É um poder que o avatar só vai descobrir por não deixar seus principios de lado e seguir o seu coração.

 Medium

O Avatar, além de mestre dos quatro elementos, também é um médium, ou seja, é uma ponte entre dois mundos: o mundo material e o mundo espiritual. O Avatar pode entrar no mundo espiritual se conseguir se concentrar e meditar profundamente, ou pode ser levado para lá por algum espírito. O mestre dos quatro elementos também pode pacificar espíritos que conseguiram passar para o mundo físico e que estão causando destruição ou medo.

 Estado Avatar

O Estado Avatar é um fenômeno que ocorre com todos os Avatares. Quando neste estado, o Avatar apresenta poderes supreendentes, maiores até mesmo que os poderes dos quais ele dispõe normalmente. O Estado Avatar é um mecanismo de defesa, designado a dar ao presente Avatar todo o poder e sabedoria de suas vidas passadas. O brilho que ocorre nos olhos e tatuagens, quando o Avatar entra nesse estado, é a combinação de todas as vidas passadas dele focando as suas respectivas energias em seu corpo. Por isso o Avatar é enormemente poderoso em tal estado. Não obstante, se no Estado Avatar o Avatar está em seu ponto mais potente, ele também está no seu ponto mais vulnerável: se morto enquanto estiver nesse estado, o ciclo de reencarnação (Tribo da Água, Reino da Terra, Nação do Fogo e Nômades do Ar) é quebrado e o avatar não mais renascerá, deixando de existir no mundo.

Há duas etapas na vida de um Avatar que envolvem tal estado. Na primeira, o Avatar entra nesse estado quando ele ou ela tem uma emoção forte, geralmente raiva ou medo. No entanto, ele não pode se controlar quando está nesse estado, e pode ferir pessoas sem intenção. Entretanto, um avatar não só pode como deve aprender a controlar esse imenso poder. E é isso que ele deve aprender na segunda etapa. Para poder manter o equilíbrio entre as nações, o Avatar tem que antes conseguir manter o equilíbrio dentro de si mesmo. Para isso, ele tem que desbloquear seus sete chakras, os lugares onde as energias de uma pessoa ficam reunidas. Cada energia tem uma função e é bloqueado por um tipo específico de emoção. Necessita livrar-se do seu medo para liberar seu instinto de sobrevivência; da sua culpa para libertar seus prazeres; da sua vergonha para poder ter sua força de vontade livre; do seu remorso para libertar seu amor; de suas mentiras para soltar a verdade; das ilusões para libertar seu discernimento e das suas fixações mundanas para liberar suas energia cósmica. Esse processo não é nada fácil e, quando iniciado, não pode parar, ou a última energia aberta se tranca. Mas, no final, o esforço é recompensado: quando finalizado com sucesso, o Avatar se torna completo, pois pode entrar e sair do Estado Avatar quando e onde bem entender,e fica mais de 100 vezes mais forte tanto fisicamente quanto mentalmente.

Mundo Espiritual

O Mundo Espiritual é uma dimensão paralela à dimensão física. Nela residem os espíritos e as almas dos Avatares que já morreram. Esta dimensão é acessível apenas ao avatar e aos espíritos, porém alguns viventes, Iroh e Sokka, já estiveram lá. No Mundo Espiritual, nenhuma dobra funciona, por mais que o Dobrador tente.

O Avatar é a ponte entre o Mundo Material e o Mundo Espiritual. Quando o Avatar lança seu espírito no Mundo espiritual, seu corpo fica no Mundo Material, e é a única ligação que ele tem para voltar da dimensão dos espíritos.

A dimensão do Mundo Espiritual é desconhecida. Ele pode se limitar a um cenário que lembra um pântano ou ser mil vezes maior do que isso. O que se conhece são alguns espíritos.

 Espíritos Notáveis

  • Hei Bai

Espírito de uma floresta no Reino da Terra, Hei Bai ataca uma vila próxima a seus domínios após a Nação do Fogo ter queimado seu lar. Pacificado por Aang, ele vira um grande amigo do Avatar, auxiliando-lhe quando ele vai até a dimensão dos espíritos.

  • Dama Pintada

A Dama Pintada é um espírito que cuida de um rio da Nação do Fogo. Nesse rio há uma vila que a venera. Entretanto, quando a Nação do Fogo instalou uma fábrica de armamentos na beira do rio e passou a poluí-lo, a Dama nunca mais se manifestou. Quando Aang e seus amigos passarm por lá, descobriram que a vila estava passando por necessidades. Katara, então, se disfarçou de Dama Pintada e ajudou a vila. O verdadeiro espírito, então, se manisfestou no Mundo Material para agradecer a garota.

  • Koh

Koh, um espírito com forma de Lacraia, é o espírito mais antigo que se conhece, e provavelmente, também um dos mais temidos. Ele é conhecido como “o Ladrão de Rostos”, pois, se alguém se dirigir à ele mostrando qualquer emoção, seu rosto é roubado e adicionado a sua coleção. Ele nutre um sentimento ruim em relação ao Avatar, pois em uma de suas encarnações, o Avatar Kuruk tentou matá-lo por ele ter roubado o rosto da mulher que ele amava.

  • Wan Shi Tong

Com forma de Coruja, Wan Shi Tong, “aquele que sabe dez mil coisas”, é o espírito da sabedoria. Ele é um dos poucos espíritos que vive no Mundo Material. Tal fato se deve a ele ser o bibliotecário de sua própria biblioteca, uma gigantesca coleção de conhecimento localizada no deserto de Si Wong, no Reino da Terra. Ele não gosta de humanos, pois estes sempre tentam angariar conhecimento para causar a destruição de seus próximos, assim como fez Zhao quando entrou na sua biblioteca. Wan Shi Tong afundou seu patrimônio nas areias do deserto quando descobriu que Sokka entrou lá com seus amigos só para conseguir informações contra a Nação do Fogo.

  • Tui e La

Tui é o espírito do Mar, enquanto La era o espírito da Lua. Os dois espíritos escolheram viver sob forma mortal de peixes na Tribo da Água do Norte, no Oásis Espiritual. Quando La foi morto por Zhao, Tui cedeu seus poderes a Aang para que o Avatar pudesse livrar a Tribo do cerco que a Nação do Fogo estava realizando.

  • Yue

A nova encarnação do espírito da Lua é Yue, a princesa da Tribo da Água do Norte. Após a morte de La, Yue, que havia recebido parte da vida do espírito do Lua quando bebê, sacrificou sua vida, devolvendo a vida ao peixe e tornado-se o novo espírito da Lua.

  • Avatares Anteriores

Quando um Avatar morre, ele ganha um espaço no Mundo Espiritual, para que ele possa se comunicar com o Avatar presente do Mundo Material, caso necessário, e para poder mandar seus poderes quando o Avatar entra no Estado Avatar. Aang já foi auxiliado muito por Roku, o Avatar da Nação do Fogo e anterior a ele. Ele também já recebeu ajuda de Kyoshi, Avatar do Reino da Terra, Kuruk, da Tribo da Água e Yangchen, dos Nômades do Ar.

 As Quatro Nações

O mundo de Avatar divide-se em quatro nações: A Tribo da Água, o Reino da Terra, A Nação do Fogo e os Nômades do Ar. Enquanto a Nação do Fogo está em Guerra com as outras Nações os Nômades do Ar se extinguiram devido um genocídio pela parte do Senhor do Fogo Sozin.

Além das quatro nasções existe uma sociedade, que reune velhos e experientes dobradores dos quatro elementos:

 Elementos e Dobras

Atrigo Principal: Dobras

Há quatro elementos que regem o planeta onde se passa a série: Fogo, Água, Terra e Ar. Cada um desses elementos pode ser controlado por pessoas que nascem com o dom de poder realizar tal façanha. Esse dom é chamado de “Dobra”, e imitam os movimentos de conhecidas artes marcias.

Dobra de Água: A dobra de água é uma mistura de arte marcial com ioga. É uma dobra que aparenta ser suave, mas é forte. Os seres que a dominam tem a paz interior.

Dobra de Ar : A dobra de ar é uma mistura de arte marcial e ioga. É uma dobra suave que precisa de muita técnica e treino. Existe tambem nessa dobra um ponto interessante pelo fato de que os seres que a dobram tem um imenso poder de perdão.

Dobra de Terra : A dobra de terra é uma mistura de arte marcial com jiu-jitsu. É uma dobra bem forte e agressiva. Os seres que a dobram tem uma força inigualável.

Dobra de Fogo : A dobra de fogo é uma mistura de arte marcial com karatê. É uma dobra agressiva e muito habilidosa. Os seres que a dobram conseguem aperfeiçoar qualquer tipo de habilidade pelo fato da dobra exigir muito de habilidade, mas a dobra de fogo é perigosa se não for domada.

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 Personagens

Aang é um típico garoto de treze anos de idade exceto pelo fato de ele ser o Avatar. Ele é o último remanescente dos dobradores de ar, e foi descoberto depois de passar cem anos aprisionado em um iceberg. Aang nunca quis ser o Avatar, mas sim uma criança normal. Não obstante, ele é muito importante para o destino do mundo , e ele entende isso. Contudo, apesar dele ser o Avatar, ele tenta sempre que possível realizar brincadeiras para afastá-lo de sua enorme responsabilidade.É apaixonado por Katara.

Katara é uma Dobradora da Tribo de Água do Sul. No começo de suas aventuras com Aang, ela era apenas uma amadora na Dobra de Água mas, após sair do Pólo Norte, Katara atingiu o nível de mestra na Dobra de Água. Ela quem ensina Aang desde então. O temperamento de Katara é um pouco instável e ela se irrita com facilidade. Apesar disso, ela é muito caridosa, prestativa e responsável, uma vez que teve que assumir o comando de sua família após a morte de sua mãe(apesar de estarem com a avó). No decorrer do desenho, se apaixona por Aang.

Sokka é o irmão mais velho de Katara. Ele era o único guerreiro que havia sobrado na Tribo da Água do Sul depois que seu pai e as sua tropa saíram da tribo. Sokka não pode dobrar nada, mas é muito inteligente e também é um bom guerreiro . Ele é muito engraçado, mas a maior parte da graça do garoto advém do fato de ele ser extremamente sarcástico. Utiliza um bumerangue como arma, além de sua espada negra , feita de um meteoro. Se apaixonou pelo espírito da Lua, que foi sua primeira namorada; e também por uma guerreira Kyoshi.

Toph tem 12 anos e é uma excelente dobradora de terra. Apesar de ser cega, Toph está longe de ser uma menina inútil e frágil , pois é a pessoa mais forte (no sentido de força física) do grupo. Seus pais não acreditam que ela é forte, o que faz ela duvidar se eles realmente a amam. Aprendeu a dobrar terra com as toupeiras dobradoras, consideradas as primeiras dobradoras de terra do planeta. Como ela mesma diz, apesar de ter nascido cega nunca teve problemas para ver, pois com a dobra de terra, seus pés podem “enxergar” qualquer vibração à sua volta através das ondas transmitidas pelo solo. Desde que fugiu de casa para se juntar ao grupo, Toph ensina a Dobra de Terra a Aang. A garota é uma típica baderneira e tem um gênio muito forte, entrando em conflito com Katara várias vezes. Seu senso de humor é parecido com o de Sokka.

“Eu vou capturar o Avatar.” Essa era a fixação do Príncipe Zuko, que freqüentemente tentava capturar o Avatar para que ele pudesse recuperar sua honra e ser de novo aceito como príncipe da Nação do Fogo. Sob o manto de sua fúria, Zuko é um jovem que foi privado do amor de seu pai, que marcou seu rosto com uma enorme cicatriz, o que o levava a fazer qualquer coisa para agradá-lo, tornando suas decisões confusas e impensadas, mas seu pai nunca deu nenhum sinal da afeição que ele quer e merece. Mesmo depois que seu tio e ele foram banidos da Nação do Fogo, ele ainda tentou realcançar sua “honra” para ser aceito de volta pelo pai, ajudando sua irmã a dominar o Reino da Terra. Não obstante, após voltar para sua casa e ser aceito por seu pai, Zuko percebeu o quão errado ele havia sido em sua vida e decidiu se juntar a Aang e seus amigos para ensinar ao Avatar a Dobra de Fogo. Apesar de ser um tanto quanto sarcástico e impulsivo, Zuko é uma pessoa bondosa e justa.Durante o cometa de sozin,Zuko e Katara derrotam a princesa Azula,em consequência,Zuko se torna senhor do fogo e começa uma nova Era de paz e amor na Nação do Fogo e no resto do mundo.

Apelidado de “Dragão do Oeste”, Iroh é um general aposentado. Ele é irmão do Senhor do Fogo Ozai, e acompanha Zuko em todos os lugares em que ele vai. Seu filho, Lu Ten, morreu quando ele realizava um cerco na cidade de Ba Sing Se. Desde então, considera Zuko como seu próprio filho. Iroh é muito calmo e sábio, mas é sem dúvida um dos Dobradores de Fogo mais fortes que existe, portanto não deve ser subestimado. Sua bebida preferida é o chá, de todos os sabores e adora um jogo de tabuleiro , e faz parte do grupo secreto que no jogo sempre começa com a peça Lotus Branco.

Azula é a princesa da Nação do Fogo, filha mais nova de Ozai e irmã caçula de Zuko. É uma pessoa de personalidade difícil, extremamente inteligente , manipuladora e cruel, além de ser uma das melhores Dobradoras de Fogo. Ela é muito fiel ao seu pai e conseguiu muitas vitórias contra o Reino da Terra. Recentemente, ela também começou a perseguir Aang, com a ajuda de suas duas amigas, Mai e Ty Lee. A jovem, entretanto, tem um grande medo de ser abandonada por aqueles que a cercam. Por isso, mantém as pessoas perto dela pelo medo. Tem a cabeça feita e tem certeza que sua própria mãe desaparecida a considera um monstro.

Prêmios e indicações

Prêmios Resultado
Pulcinella Awards:
Melhor série de ação/aventura (2005) Vencedor
Melhor série do ano (2005) Vencedor
Annual Annie Awards:
Melhor animação produzida para a televisão (2005) Indicado
Melhor storyboard em uma animação para a televisão (“O Desertor”) (2005) Vencedor
Melhor roteiro de animação produzido para a televisão (“A Adivinha”) (2005) Indicado
Melhor produção de personagens em uma série animada (“A Bandida Cega”) (2006) Vencedor
Melhor direção em uma série de animação (“Jornada Para Ba Sing Se 2ª Parte: A Broca”) (2006) Vencedor
Genesis Awards:
Melhor trabalho em programação para crianças (“Os Dias Perdidos do Appa”) (2007) Vencedor
Primetime Emmy Awards:
Melhor animação (“A Cidade de Muros e Segredos”) (2007) Indicado
Prêmio de realização individual (“Lago Laogai”) (2007) Vencedor
Meus Prêmios Nick:
Desenho favorito (2007) Indicado
Desenho favorito (2008) Indicado
Kids’ Choice Awards:
Desenho favorito (2008) Vencedor
Annecy:
Melhor série de TV (“O Dia do Sol Negro, 2ª Parte: O Eclipse”) (2008) Indicado
Melhor Série de Tv(“O Cometa Sozin, parte 4: Avatar Aang”) (2009) Indicado
Melhor série de TV(“O Cometa Sozin, parte 4:Avatar Aang”) (2010) Indicado devido a vitória da série Os Jogadores de Golfe,em inglês The Players Of Golf

wikipedia

3 comentários em “Avatar: A Lenda de Aang

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